sexta-feira, fevereiro 24, 2012

A relevância dos conceitos de Educação Física para o Enem

Desde 2009, o MEC acrescentou à prova do Enem a disciplina de Educação Física. A ideia é valorizá-la destacando a importância da prática esportiva e a aplicação do conteúdo no cotidiano do aluno, desmitificando a questão de que a Educação Física está apenas voltada ao lazer e à diversão. Nesse sentido, destaca a aplicação cotidiana da atividade física, levando em consideração a fisiologia do exercício e seus benefícios, além dos seus aspectos sociais e culturais. Outro quesito considerado relevante no Enem é a articulação da Educação Física com a linguagem, a arte e a expressão corporal.
Volei. GlowImages/DPI Imagens
Nessa direção, o Enem tem elaborado diferentes questões. Algumas levam em consideração o conjunto de aptidões físicas que um indivíduo deve apresentar para obter melhora em sua qualidade de vida, enquanto outras correlacionam a dança, as diversidades artística e cultural e a expressão corporal. Além dessas, em 2010, uma das questões solicitava conhecimentos gerais em determinadas atividades esportivas, como a ginástica rítmica e o vôlei.
No Enem 2011, a Educação Física encontra-se na Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Basquete.GlowImages/DPI Imagens
Veja a seguir como a Educação Física é solicitada.
Competência de área 3 (Educação Física) - Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.
H9 - Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.
O aluno deve reconhecer que as ações do homem são influenciadas pela sua formação cultural e, ao mesmo tempo, que o homem, como participante de um grupo social, é suscetível às influências do meio. Além disso, deve perceber que  o ser humano está inserido em um contexto social e que interage com a realidade e sofre sua influência, moldando seu comportamento e transcrevendo-o por meio de manifestações corporais e culturais.
H10 - Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades sinestésicas.
Nessa habilidade, o aluno deve compreender que o homem contemporâneo utiliza cada vez menos suas potencialidades corporais, reduzindo a atividade física, o que resulta em alterações nas funções cognitivas e sinestésicas. A busca pela melhoria na qualidade de vida e pela prevenção de doenças é discutida não só nas questões de Educação Física, como também em outras áreas.
H11 - Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.
Exige-se uma visão mais ampla do aluno, trabalhando-se conceitos como a linguagem corporal na interação social, levando-se em consideração a inclusão na escola e na vida social.
Objetos de conhecimento associados às matrizes de referência
- Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade;
- Performance corporal e identidades juvenis;
- Possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer;
- Mitos e verdades sobre o corpo masculino e o feminino na sociedade atual;
- Exercício físico e saúde;
- O corpo e a expressão artística e cultural;
- O corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura;
- Práticas corporais e autonomia;
- Condicionamentos e esforços físicos;
- O esporte, a dança, as lutas, os jogos, as brincadeiras.
Futebol. GlowImages/DPI Imagens

Percebe-se que no Ensino Médio a Educação Física deverá abordar atividades que estejam relacionadas à proposta do Enem, ficando também cada vez mais evidente a necessidade de o aluno buscar informações e relacioná-las aos diferentes conteúdos apreendidos em cada disciplina.

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