sexta-feira, fevereiro 24, 2012

CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENEM

Sempre tivemos a sensação, ou até mesmo a confirmação (por aulas que tivemos) de que a aula de Educação Física é para brincar, correr, ficar sentado, não fazer nada ou jogar futebol, vôlei, apenas se exercitar um pouco já que ficar na sala de aula cansa demais. Também para os professores de Educação Física seja melhor colocar todo mundo correndo atrás da bola assim dão menos trabalho. Pois as coisas se inverteram, Educação Física é tão importante quanto Matemática para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Há a necessidade do candidato em saber alguns conteúdos, pois os mesmos serão cobrados no exame. O Enem tem uma importância significativa na vida dos estudantes que pretendem entrar na vida universitária. Nesse artigo veremos o conteúdo programático para Educação Física cobrado no Enem.
Os assuntos esperados para a prova do Enem são sempre relacionados à linguagem corporal. É compreender a linguagem corporal deforma relevante para vida, com o integradora social e favorável a formação da identidade.
- Entender que as manifestações corporais, são necessidades cotidianas, de um grupo;
- A urgência em mudar hábitos corporais devido as necessidades sinestésicas;
- Linguagem corporal e interação social, diferentes formas de adaptação de cada individuo, e os limites do desempenho.
Portanto no Ensino Médio deve-se ater a abordar temas, que induzem o aluno a desenvolver as habilidades descritas a cima. O professor tem que ter um cuidado muito grande ao selecionar seu objetivo, para que os mesmos estejam de acordo com a proposta exigia pelo Enem. A sistematização dos conteúdos dentro da disciplina de Educação Física, talvez não seja necessário, portanto é interessante que cada escola crie uma autonomia para o planejamento do plano de ação.


Nenhum comentário: