ESPORTES COLETIVOS


O esporte é um conteúdo importante da Educação Física e talvez um dos que mais motivam os alunos. De fato, compreende-se esse interesse pelo esporte em virtude da dimensão que este fenômeno alcançou nas últimas décadas. As mídias (televisão, jornais, internet etc.) ocupam muito espaço e tempo para difundir notícias do esporte, da vida dos atletas, dos recordes, das medalhas, das jogadas espetaculares. Há canais de televisão e jornais exclusivamente esportivos. 
Além disso, o esporte difundido pelas mídias tem gerado ídolos e mitos que passam a ser exemplos para jovens e crianças que sonham em repetir aqueles gestos, ascender na carreira esportiva e alcançar a desejada mobilidade social.


Tratar do esporte a partir de seus sistemas de jogo e de suas táticas não significa que o objetivo da aula deva ser o treinamento esportivo. Afinal, não é propósito da Educação Física escolar especializar os alunos em nenhuma modalidade esportiva. Pretende-se que eles sejam capazes de compreender que o esporte pode ser praticado com sistemas de jogo e táticas mais elaborados e que isso faz o jogo ser mais bem estruturado.
Ainda mais importante que isso é mostrar aos alunos que todos podem e devem praticar esporte, e que podem fazer isso com mais autonomia, consciência e qualidade. Nesse nível, a prática esportiva poderá gerar prazer em vez de ressentimento, fazendo com que as pessoas estabeleçam contato, em quadras, parques, clubes e escolas, em seus momentos de lazer.


Várias pessoas, em sua vida adulta, relatam dificuldades com a prática esportiva. Algumas até detestam qualquer atividade com bola, relatando traumas originários das aulas de Educação Física, como a exclusão por parte dos companheiros, a autoexclusão, ou simplesmente a falta de oportunidade para experimentar
tais atividades.

Há quem relate o gosto pela prática esportiva, mas não conseguem realizá-la com um nível mínimo de organização e conhecimento, atribuindo esse nível aos atletas de alto rendimento. É óbvio que os atletas de
nível elevado praticam alguma modalidade esportiva com mais destreza, em virtude do próprio tempo de treino, uma vez que a relação que eles mantêm com o esporte é de trabalho.

É importante que os alunos compreendam, porém, que os sistemas de jogo e as formas táticas de seu desenvolvimento também podem ser aprendidos, aperfeiçoados e exercitadosnas aulas de Educação Física, gerando melhoria na prática.

Na Proposta Curricular de Educação Física, as modalidades esportivas coletivas serão compreendidas a partir da categoria esporte coletivo, que reúne o futsal, o handebol, o basquetebol, o voleibol, o futebol de
campo, e outras atividades menos praticadas. 

De fato, em todas elas, duas equipes disputam um implemento (a bola), criando táticas para levá-lo a um alvo, ao mesmo tempo em que devem proteger o próprio alvo das investidas da equipe adversária (BAYER, 1994).

Nessa abordagem, a técnica não se restringe apenas à execução mecanicamente perfeita de um movimento específico para o jogo, mas sim ao conjunto dos modos de fazer necessários para sua prática; e a tática não se reduz ao sistema de jogo de nido pelo professor, mas às razões do fazer, que orientam as ações que a
própria situação exige. A técnica não existe sem a tática e o contrário é igualmente verdadeiro.
O que deve ser feito numa situação de jogo (a técnica) é demandado pelas exigências da situação (a tática).


fonte: Secretaria Educação SP