segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Confira dicas de como organizar seu local de estudos


Escolha um lugar calmo

Escolher o local pode ser uma das tarefas mais complicadas. O segredo é verificar onde você se sente mais à vontade para estudar. Se for em casa, é importante que você escolha um ambiente arejado e iluminado. Além disso, é importante contar com o apoio da família para evitar interrupções constantes durante seus momentos de concentração.
Se a sua casa não for o melhor ambiente para manter o foco, a saída pode ser a sala de estudos da escola ou uma biblioteca. Neste caso, é importante atentar ao horário de funcionamento para encaixar as tarefas no melhor período para você.
Os cuidados com a postura
Depois de escolher o local, você verá que, a partir de agora, na maior parte do seu tempo  você estará sentado. Por conta disso, uma má postura ou um mau posicionamento dos seus móveis podem causar lesões no seu corpo. Você pode não se importar com isso agora, mas a médio e longo prazo isso poderá te prejudicar e, inclusive, atrapalhar seus estudos.


Como deve ser a iluminação
Você também passará muito tempo lendo. Para não causar danos à visão, durante o dia, você deve trabalhar em um lugar que não seja ofuscado pela luz do sol. Uma dica é evitar se posicionar de costas para a janela, pois o brilho irá atrapalhar a visão da tela do computador.
À noite, a luz não deve incidir diretamente sobre os olhos e nem deve ficar posicionada de forma que não surjam sombras sobre o material de leitura. Se você for comprar uma luminária de mesa, fique atento a esses detalhes para não prejudicar sua visão.
Não vale ler deitado
Se você gosta de aproveitar a cama para ler, é bom mudar de hábito. Além de correr o risco de acordar sobre os livros, você também pode causar danos ao seu corpo. Com a barriga para cima, a musculatura do braço ficará cansada depois de um tempo segurando o livro. Já com a barriga para baixo, a musculatura do pescoço se tencionará contra a gravidade e os ombros não aguentarão o peso do corpo por muito tempo.
O ideal é usar um apoio para livros, como um suporte, que pode ser adquirido em qualquer papelaria. Desse modo ele ficará posicionado de frente para você. Quando lemos com o livro na mesa, o pescoço se flexiona para baixo, aumentando a pressão na coluna e favorecendo o aparecimento de lesões e o aumento da dor e da tensão na musculatura do pescoço.

Nenhum comentário: