segunda-feira, dezembro 27, 2010

Professor Pesquisador : Realidade ou utopia?


O professor necessita ser considerado um profissional pesquisador sim! Mais do que qualquer outra profissão a educação exige um trabalho de pesquisa constante e ininterrupto, o tipo de trabalho que não termina nunca. 

Sem a pesquisa o trabalho docente fica seriamente comprometido, haja vista que é através da pesquisa que encontramos o caminho promissor para criar uma nova postura frente ao grande desafio da busca pelo conhecimento. 
O professor que adota uma postura critica frente aos conteúdos que pretende trabalhar com seus alunos está articulando seu currículo a favor da aprendizagem e não restringindo seu trabalho ao mero repasse de informações. 
Durante muito tempo e, infelizmente ainda hoje, muitos professores acabam por assumir uma postura neutra em relação ao conteúdo a ser estudado com seus alunos, o que por sua vez, acaba sendo responsável pelo desinteresse dos alunos em estudar determinado assunto.
Tudo na vida precisa fazer sentido, quando não encontramos sentido no que estamos fazendo, automaticamente perdemos o interesse e ficamos desmotivados. Do mesmo modo alunos e professores precisam encontrar sentido no que fazem. 
O planejamento docente pautado numa base curricular inteligente e flexível serve de aliado ao professor na hora de elaborar seu trabalho. A pesquisa é, portanto, o caminho através do qual o professor irá percorrer a investigação, a argumentação, a dúvida, o questionamento e, conseqüentemente, o lugar onde ele encontrará importantes respostas.
Pesquisar significa, portanto, a aliança entre o professor e a sua prática pedagógica. Cabe ao professor o comprometimento com seu papel, despindo-se da postura autoritária e detentora do conhecimento e trabalhando com os alunos como uma equipe, companheiros de trabalho em busca do conhecimento. 
A realização de pesquisas encontra nos espaços pedagógicos o ambiente perfeito para sua realização, haja vista que o espaço pedagógico reúne alunos e professores na busca pelo saber. 
Cerqueira (2006) reflete o ambiente escolar definindo-o como sendo “ (...) um lugar privilegiado, nela se encontram professores e alunos que participam de ambientes sociais diversificados que necessitam estabelecer uma convivência.” 
O professor em parceria com seus alunos pode criar um espaço altamente producente na elaboração de projetos e de pesquisa. Abordando questões pertinentes ao contexto da turma, investigando “com os alunos” temas de interesse, levantando problemas e questionamentos a serem resolvidos.
Este tipo trabalho instiga a curiosidade e o interesse do aluno, a partir do momento, que o aluno encontra sentido no processo educativo, ele passa a interagir e participar efetivamente das aulas.
Desenvolver projetos com os alunos torna-se uma prática indispensável na educação, frente aos avanços da tecnologia, ao dinamismo oferecido pela internet, a rapidez e instantaneidade das informações, o professor necessita otimizar seu trabalho em sala de aula.
O planejamento deve ser uma prática constante nas atividades do professor, pois através do planejamento é possível estabelecer de maneira mais precisa e consciente os objetivos a serem atingidos, lembrando que não há pesquisa nem projeto se não haver planejamento. Planejar deve ser, portanto, a linha mestra das ações metodológicas desenvolvidas pelo professor na sua prática pedagógica.

Fonte:www.overmundo.com.br
PSIC - Revista de Psicologia da Vetor Editora, v. 7, nº 1, p. 32- 34, Jan./Jun. 2006

Um comentário:

Ana Maria disse...

Oi Lydia. Adorei seu blog e gostaria de segui-lo, mas não tem este gadget, marquei nos favoritos então. Também sou professora e moro em São Paulo, e também faço parte do Blogs Educativos. Conheça meu blog (http://vivendociencias.blogspot.com), gostaria da sua opinião. Abraços e Bom Ano Novo!