quinta-feira, dezembro 30, 2010

CORFEBOL - Um Jogo Cooperativo!

Na comunidade do Plug Edu , a qual me aceitou como membro recentemente, surgiu um tópico sobre o Corfebol. Eu já havia comentado sobre o Corfebol  aqui no blog na aba INCLUSÃO, mas como a questão levantada foi se o mesmo é um jogo cooperativo ou semi cooperativo, fui pesquisar.

Segue o que encontrei com algumas considerações.

Juliana Assef Pierotti em “Caderno de Jogos Cooperativos” traz conceitos  importantes para que possamos refletir e ampliar a discussão sobre o Corfebol (com “C” ou com “K”) ser um jogo cooperativo ou um jogo semi cooperativo.

O primeiro conceito é o de JOGO.
Segundo a autora o JOGO é uma brincadeira, um divertimento, folguedo, passatempo, exercício de crianças em que elas fazem prova da sua habilidade, destreza ou astúcia.

O segundo conceito e de COOPERATIVO.
Para ela, cooperativo é aquele que coopera, que age ou trabalha junto com o outro para um fim comum, que colabora, contribui ou age conjuntamente para produzir um efeito.

JOGOS COOPERATIVOS então seriam aqueles que possuem no seu âmago de desenvolvimento a COOPERAÇÃO, sendo atividades de compartilhar, unir pessoas, despertar a coragem para assumir riscos com pouca preocupação com o fracasso e o sucesso em si mesmos.  Os jogos cooperativos reforçam a confiança em si mesmo e nos outros, propiciando uma participação autêntica, fazendo com que o ganhar e o perder sejam, apenas, referências para o crescimento pessoal e coletivo.
Através dos jogos cooperativos, crianças e adolescentes “descobrem” outras possibilidades: regras, aprendizagem e educação, a ajuda, a solidariedade, a compreensão, o lúdico. A disputa e a competição podem ser confrontadas, abrindo-se uma possibilidade de inserção da COOPERAÇÃO – ONDE TODOS GANHAM.
Segundo Terry Orlick in “Caderno de Jogos Cooperativos”, "a diferença principal entre Jogos Cooperativos e competitivos é que nos Jogos Cooperativos todo mundo coopera e todos ganham”.

E o que é um jogo SEMI COOPERATIVO então?

Segundo o autor supra, é aquele que favorece o aumento da cooperação no grupo e oferece as mesmas oportunidades de jogar para todas as pessoas do time.  Os times continuam jogando um contra o outro, mas a importância do resultado é DIMINUÍDA, a ênfase passa a ser o envolvimento ativo no jogo e na diversão. Por exemplo: todos os jogadores devem tocar na bola. Todas as mulheres têm que fazer determinada coisa, enquanto aguardam a vez. Todos os pontos de um time são computados para o outro. Cada vez que um time faz um ponto, um jogador deverá passar para o lado oposto etc...

Em http://www.confef.org.br/revistasWeb/n24/16_CORFEBOL.pdf aparece que “No Corfebol vence a equipe que marcar mais pontos,.....”


Ainda cito CAHUÊ, F.L.C. 2007


Em um jogo semi-cooperativo existem vencedores e perdedores, porém possui o caráter puramente coletivo dos jogos cooperativos".


Sendo assim, após uma breve reflexão , arriscaria afirmar que o CORFEBOL é um JOGO SEMI COOPERATIVO, pois o pelo fato de apenas UMA equipe ganhar, ou seja existem vencedores e perdedores, e o “ONDE TODOS GANHAM” não estár presente, ele caracteriza-se como um JOGO SEMI COOPERATIVO, mantendo as demais características e conceitos já mencionados.



Referências:
  1. http://www.confef.org.br/revistasWeb/n24/16_CORFEBOL.pdf
  2. Juliana Assef Pierotti em “Caderno de Jogos Cooperativos”
  3. CAHUÊ, F.L.C. - O CORFEBOL COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO DE GÊNEROS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO EM ESPAÇOS FORMAIS DE ENSINO .2007







Nenhum comentário: