segunda-feira, dezembro 27, 2010

Educação Física faz parte do plano pedagógico e deve ser valorizada!



    Educação Física faz parte do plano pedagógico e deve ser valorizada

    Atualmente, é unanimidade que a Educação Física Escolar vai muito além da recreação e do esporte. Porém, as mudanças não ocorrem da noite para o dia e, na prática, esta área ainda encontra muitos entraves. Antes de mais nada, todas as partes — Profissionais de Educação Física, gestores, diretores, pais e alunos — devem ter consciência da função educacional desse componente curricular. A Educação Física ensina algo que nenhum outro componente curricular da escola nem nenhum outro lugar ensina, que é o corpo humano em movimento.
    Para que isso aconteça, é essencial que a disciplina seja orientada por um Profissional de Educação Física, pois ele é o único com conhecimentos e conceitos pedagógicos específicos. Além disso, todos os agentes educacionais devem ter clareza sobre o objeto de estudo da Educação Física e seus objetivos : o desenvolvimento das habilidades motoras e do repertório de movimentos corporais que auxiliam no processo cognitivo, psicológico e afetivo e de competências para o exercício da cidadania.
    A escola precisa valorizar a Educação Física e possibilitar que as aulas sejam integradas ao plano pedagógico. Os Profissionais de Educação Física devem participar das reuniões de pais e ter o conhecimento teórico para orientá-los corretamente, deixando de lado a ideia de que as aulas são uma brincadeira sem importância.
    Com objetivos claros, podem-se definir os melhores procedimentos e estratégias a serem adotados, sendo necessário trabalhar muitas atividades para que o aprendizado ocorra de forma gradativa, respeitando o limite de cada um e incluindo todos os alunos. Isto só é possível com currículo pré-estabelecido e com foco no desenvolvimento da cultura do movimento corporal, e nunca nas atividades físicas praticadas em aula, ou seja, a simples prática de atividade física ou esportiva só traz benefícios se atrelada a valores e objetivos claros de desenvolvimento individual e social. 

    Os PCNs incluem a Educação Fisica no quadro dos objetivos do Ensino Fundamental. 

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) definem a Educação Física como “cultura do movimento corporal”, que está inclusa no quadro dos objetivos gerais de todo o Ensino Fundamental. A multidisciplinaridade entra, então, como fator essencial no ensino da cultura do movimento corporal. Por isso, a Educação Física deve tratar também de aspectos ensinados por outras áreas, como o funcionamento do organismo (da área de Ciências) e o contexto cultural, social, histórico e geográfico de modalidades esportivas e danças (da área de Ciências Sociais). 

    VALORIZAÇAO DA EDUCACÃO FÍSICA
    Construir um ensino de qualidade é  responsabilidade de todos.
    Profissionais de Educação Física
    •         Participe da criação e das alterações do projeto polltico e pedagógico da escola.
    •         Faça cursos de capacitação e reciclagem.
    •       Leia e estude os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física e dos demais componentes curriculares.
    •     Estruture um plano pedagógico de Educação Física que vá ao encontro do plano traçado pelas demais disciplinas.
    •         Apresente o plano de Educação Física ao diretor e aos coordenadores de área.
    •        Com professores de outras áreas, busque planejar atividades e aulas multidisciplinares.
    •       Insista em que a Educação Física integre o planejamento pedagógico, os conselhos de classe e as reuniões de pais.
    •     Prepare suas aulas a fim de seguir o curriculo estabelecido. Tenha em mente que as atividades realizadas devem ter um objetivo claro e gerar a reflexão e a mudança de comportamento por parte dos alunos.
    •         Todos os alunos devem participar.
    •         Evite o foco na competição e nas habilidades especializadas.
    •    Busque formas de avaliação que independam das habilidades físicas dos alunos. É preciso avaliar se conseguiram aprender o que foi ensinado.
    Gestores e diretores
         ·        Contrate apenas Profissionais de Educação Física para o ensino da disciplina.
    •       Invista na capacitação e na reciclagem dos Profissionais de Educação Física.
    •       Exija que os Profissionais de Educação Física conheçam os Planos Currículares Nacionais de Educação Física e dos demais componentes curriculares.
    •         Leia e estude os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física. 
    •    Peça que os Profissionais de Educação Física preparem seu plano pedagógico de acordo com o plano da escola.
    •         Exija a participação dos Profissionais de Educação Física no planejamento pedagógico, nos conselhos de classe e nas reuniões de pais.
    •         Incentive atividades multidisciplinares.
    •     Cobre do Profissional de Educação Física que suas aulas sejam inclusivas e que os métodos de avaliação sejam eficazes.
    •         Esclareça os pais sobre a importância da Educação Física na formação dos alunos.
    Pais de alunos
    •      Cobre um ensino de Educação Física de qualidade, ministrado exclusivamente por Profissionais de Educação Física.
    •       Atestado médico para fugir das aulas de Educação Física não é a solução para crianças excluídas. Se seu filho não estiver motivado, procure o Profissional de Educação Física para entender o porquê e, caso necessário, peça que faça modificações.
    •       Busque conhecer o que é ensinado nas aulas de Educação Física e transmita suas experiências a seu filho.
    Poder público
    •         Sem políticas públicas amplas, os esforços de cada agente educacional não serão tão eficientes. Cabe aos governos Federal, estaduais e municipais implementar programas de valorização da Educação Física Escolar e possibilitar a formação continuada na rede pública, além de aperfeiçoar a legislação que regulamenta a área. 

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