terça-feira, dezembro 21, 2010

POSTURA - Prevenção é a melhor solução

Ensinar os alunos a manter uma boa postura e evitar problemas de coluna é uma tarefa que pode envolver todo o corpo docente, sob o comando dos professores de Educação Física, Ciências e Biologia.

Postura
Para ajudar seus alunos na prevenção de problemas de coluna, o primeiro passo é observar a postura de cada um deles. Veja se há simetria no corpo do aluno: os ombros, a escápula (omoplata), a bacia, o bumbum, os joelhos e os pés devem estar alinhados simetricamente. Se, por exemplo, um ombro estiver mais baixo do que o outro, ele poderá ter o desvio na coluna. Esse tipo de problema acontece principalmente quando a criança carrega a mochila ou a bolsa em apenas um dos ombros. Observe também a postura do aluno sentado à carteira. Ele deve estar com a coluna reta e os pés apoiados no chão.

Educação Física - Leve para a escola material sobre o assunto e repasse-o para todos os professores. Mostre a eles como podem ajudar seus alunos a reeducar a postura em sala de aula.
O professor de Educação Física deve estar sempre de olho na postura de seus alunos. Uma boa dica é usar exercícios de alongamento nas aulas. Assim, é possível evitar problemas de coluna.
Além de orientar seus colegas, o professor de Educação Física também pode criar uma aula específica sobre RPG. Veja aqui nossas dicas:


• Primeiro prepare uma aula expositiva mostrando o que pode ocorrer com o corpo e com a coluna em função da má postura. Explique os principais problemas e suas conseqüências.
• Em seguida, peça para que cada aluno observe a coluna de seu companheiro e identifique possíveis desvios. 
• Observe se a avaliação dos alunos está correta. Corrija se houver algum erro de "diagnóstico".
• Caso algum aluno tenha um desvio de coluna, escreva uma carta a seus pais, pedindo para que a criança seja encaminhada a um ortopedista. 
• Para a prevenção dos problemas de coluna, mostre aos alunos como deve ser uma postura correta (coluna sempre reta) e ensine-lhes exercícios de alongamento.
• Oriente seus alunos para que tenham uma boa postura no dia-a-dia. É importante que eles se observem ao estudar, ao caminhar e ao se sentar. Mostre como deve ser a postura correta.

Proibido
O que é proibido em sala de aula?
O professor de Educação Física pode ajudar na prevenção de desvios da coluna, nunca na cura desses problemas. Essa função compete ao ortopedista e ao fisioterapeuta.
• Alunos com problemas de coluna não devem fazer atividades físicas pesadas, como ginástica olímpica.
 
• No início das aulas, o professor deve respeitar o princípio da adaptação progressiva. Ou seja, logo após as férias escolares, as primeiras aulas devem ser leves, sem grandes esforços físicos. Com o tempo, as atividades podem se tornar mais intensas, mas nunca exageradas.

Fique de olho!

Todos os professores devem observar e corrigir a postura de seus alunos em sala de aula. As crianças devem sentar-se à carteira sempre com a coluna reta.



FONTE: PORTAL KLICK EDUCAÇÃO 

Nenhum comentário: