sexta-feira, julho 27, 2012

GD9 E A GINÁSTICA PARA TODOS


VOCÊ SABE O QUE É GD9 ?   E GINÁSTICA PARA TODOS ?


A ginástica para todos ou ginástica geral como era chamada antigamente, é uma modalidade bastante abrangente que, fundamentada nas atividades ginásticas como (Gin. Artística, Gin. Rítmica, Gin. Acrobática, Gin. Aeróbica e Gin. de Trampolim), valendo-se também de vários tipos de manifestações, tais como: danças, expressões folclóricas e jogos, expressos através de atividades livres e criativas.


Objetiva promover o lazer saudável, proporcionando bem estar físico, psíquico e social aos praticantes, favorecendo a performance coletiva, respeitando as individualidades, em busca da auto-superação pessoal, sem qualquer tipo de limitação para a sua pratica, seja quando às possibilidades de execução, sexo ou idade, ou ainda quanto à utilização de elementos materiais, musicais e coreográficos, havendo a preocupação de apresentar neste contexto, aspectos da cultura nacional, sempre sem fins competitivos.”


Dentre os principais objetivos da Ginástica para Todos, podemos citar os seguintes: 


- Oportunizar a participação do maior número de pessoas em atividade físicas de lazer fundamentadas nas atividade gímnicas;- Integrar varias possibilidade de manifestações corporais às atividades gímnicas;

- Oportunizar a auto-superação sócio-cultural entre os participantes ativos ou não;

-  Manter e desenvolver o bem estar físico e psíquico pessoal;

- Promover uma melhor compreensão entre os indivíduos e os povos em geral;

- Oportunizar a valorização do trabalho coletivo, sem deixar de valorizar a individualidade neste contexto;
- Realizar eventos que proporcionem experiências de beleza estética a partir dos movimentos apresentados tanto aos participantes ativos quanto aos espectadores;
- Desenvolver a cultura através das manifestações folclóricas;
- Mostrar nos eventos as tendências da ginástica.



Origem da Ginástica Para Todos:


Segundo Ayoub (2003) a origem da Ginástica para Todos - denominada anteriormente como Ginástica Geral (GG) - está relacionada com a trajetória da Federação Internacional de Ginástica (FIG), a qual “é a mais antiga dentre todas as associações esportivas internacionais e foi desenvolvida em uma base democrática “. 
A sua origem foi em 1881 com a denominação de Federação Européia de Ginástica , após a filiação dos EUA em 1921, passou a ser denominada de FIG. A frente da presidência o belga Nicolas J. Cuperus, “demonstrava mais interesse pelos festivais de ginástica do que pelas competições”. Tal interesse foi de fundamental importância para que em 1953, realizasse o Festival Internacional de Ginástica inspirada nas “Lingiádas” que acontecia na Suécia. Este festival teve o nome de “Gymnaestrada” (atualmente “World Gymnaestrada”). Após este festival “vários representantes de diferentes países da faixa central da Europa , que tem muita tradição no campo de Ginástica, começaram a pressionar mais intensamente a FIG, a fim de que essa instituição voltasse a olhar com mais dedicação para a ginástica fora do âmbito competitivo” (Ayoub, 2003, p.44). 
Em consequência desta pressão em 1979 foi criado um Comissão de Trabalho de Ginástica Geral e , cinco anos mais tarde , foi oficializado o Comitê Técnico de GG- atualmente chamada de Ginástica Para Todos - da FIG com a finalidade de um modalidade não competitiva. Uma das missões do Comitê Técnico da Ginástica Para Todos tem sido a divulgação desta modalidade nos outros continentes.

Tal trabalho está sendo realizado por meio de cursos, publicações e especialmente , por meio da Gymanaestrada Mundial, o evento oficial mais tradicional da FIG área da Ginástica para Todos. (AYOUB, 2003, p.45) Neste evento as manifestações apresentadas são relacionadas com a esfera da ginástica orientada para lazer e engloba programas de atividades no campo da ginástica ( com e sem aparelhos), dança e jogos, conforme as preferências nacionais e culturais. (FIG APUD AYOUB,2003, p.46).
Fonte: Escola de Educação Física e Desportos- UFRJ





ORIGEM DO GD9




GRUPO DE GINÁSTICA E DANÇA UNINOVE





O grupo funciona todos os sábados no prédio ‘Q’ da vila maria das 10:00 as 12:00 da manhã.

É coordenado pelos professores das disciplinas de Ginásticas e Dança do curso de Educação Física. Agora em 2012 está aberto para novos integrantes, desde que sejam alunos matriculados do 1 ao 8 semestre do curso de Educação Físia, da vila maria e memorial, nos períodos diurno e noturno.


Durante os encontros ocorrem vivências corporais de ginásticas e danças desenvolvidas pelos professores do curso ou por alunos que tenha experiência nessas áreas, além de ser vinculado a atividades de estudos, pesquisas e extensão. Dessa forma, o grupo tem um cronogama de apresentações coreográfica e de participações em eventos de características acadêmicas, sejam eles internos ou externos a universidade.



Assim, o objetivo do grupo está pautado no conhecimento e na popularização da Ginástica Geral, levando o nome da UNINOVE.


Para contatos enviem email para:
larissa.terezani@uninove.br ou  ale.educacaofisica@uninove.br




Assista a apresentação do GD9 no Fórum Internacional de Ginástica Geral em Campinas no mês de junho de 2012


quarta-feira, julho 25, 2012

Curiosidades sobre Judô


Você sabia que todo atleta de judô:
• Tem regras de conduta a seguir?
• Deve manter o seu judogi (roupa para praticar o judô; alguns falam “judogui”) e o dojo
(academia) sempre limpos e em ordem?
• Precisa saber dobrar o seu judogi e amarrar corretamente a faixa?
• Deve apresentar condições básicas de higiene pessoal?
• Precisa fazer a saudação, ao entrar no dojo, ao seu mestre e ao companheiro de
treinamento?
• Quando estiver no dojo, deve manter o judogi arrumado e sentar-se sobre os calcanhares
ou com pernas cruzadas enquanto aguarda o treinamento?
• Não pode treinar em outro dojo sem permissão?

• Precisa ajoelhar ordenadamente ao chegar o professor e ficar atento a suas orientações?
• Não pode sair durante as aulas, apenas em casos de muita necessidade e com permissão
do professor?

Você sabia que:

• Há várias cores de faixas, que simbolizam a graduação do atleta?
• O atleta do judô tem uma graduação e, para alcançá-la, passa por vários exames de
faixa, que avaliam o seu grau de eficiência no judô?
• Cada faixa tem uma cor que indica o nível do atleta?
• A ordem de graduação em faixas é decrescente e conhecida como kyu?
Confira a seguir:


A partir da faixa preta, as graduações são chamadas de dan e a ordem é crescente até o 10o dan.

Gostou?
Quer saber mais sobre Judô e lutas
Sites
• Discovery Channel. Disponível em:
home>.  Traz informações sobre origem e história de diversas lutas e artes marciais, manifestações das lutas nos diferentes continentes, além de indicação de filmes e programação com matérias específicas.
• ASVZ Judo. Disponível em:  Animações de alguns golpes do judô.
• Fundação Nacional do Índio (Funai). Disponível em:
jogos/novas_modalidades.htm#009>.  Informações sobre lutas e jogos indígenas que são utilizados como estratégias em lutas, torneios e competições entre diferentes tribos brasileiras.
• Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Disponível em:
novo/index.asp>.  O site disponibiliza informações sobre a história do judô, a seleção brasileira, as regras e a arbitragem. Também trata de assuntos correlatos, como nutrição, psicologia, medicina. Contém diversos links relacionados à modalidade, além de uma galeria de fotos.
• Tudo sobre judô. Disponível em: Traz diversas informações sobre o judô, como histórico, técnicas, exame de faixas, exercícios básicos, regras, vídeos e animações.
Filme
• Kung fu panda. Direção: Mark Osborne; John Stevenson. EUA, 2008. 110min. Livre. Desenho animado que se passa na China, durante a Antiguidade. O personagem principal é um panda que tem a incumbência de proteger o Vale da Paz de um terrível leopardo e, para isso, precisará se tornar um exímio lutador de kung fu.

Aproveitem essas dicas!




quarta-feira, julho 18, 2012

O ASSUNTO HOJE É GR !


Olhe bem para essa imagem.

Trata-se de GR

MAs...você sabe o que é GR?

GR é a sigla usada para Ginástica Rítmica!

Vamos fazer um pequeno QUIZ ? 
 Preparados?

1. A GR é:
( ) um esporte. ( ) um espetáculo.

2. A GR é praticada:
( ) sobre aparelhos. ( ) utilizando aparelhos.

3. A GR:
( ) é um esporte olímpico. ( ) não é um esporte olímpico.

4. A GR, nos campeonatos mundiais, é praticada:
( ) apenas por mulheres. ( ) apenas por homens. ( ) por homens e mulheres.




No universo dos esportes, existem aqueles que são coletivos e os que são individuais. A ginástica
rítmica (GR) é um esporte predominantemente individual. Ela é uma das versões competitivas da ginástica,
isto é, há um conjunto de regras que precisa ser respeitado por aqueles que querem competir nessa
modalidade esportiva. Essas regras estão agrupadas em um livro chamado Código de Pontuação.

A prática da ginástica rítmica se destaca pela beleza e plasticidade dos movimentos, que aparecem
de forma combinada, sempre acompanhada por uma música. Nas competições organizadas
pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e pela Federação Internacional de Ginástica (FIG),
apenas as mulheres praticam esse esporte. Mas há um forte movimento internacional para difundir
a prática da GR masculina. Ele está concentrado em países, como Japão, Rússia, Canadá, EUA,
Coreia do Sul, Malásia e México, onde as competições masculinas de GR já são comuns.

5- Na lista a seguir, assinale os aparelhos que são utilizados na GR feminina. Dica: são cinco aparelhos
oficiais de competição.
( ) bola ( ) arco ( ) peteca ( ) trave de equilíbrio
( ) maças ( ) corda ( ) barra fixa ( ) malabares
( ) bastões ( ) squizzy ( ) paralelas ( ) fita



6. Agora, assinale quais são os aparelhos utilizados na GR masculina. Dica: apenas um é diferente
dos da GR feminina e outro é utilizado em tamanho menor.
( ) bola ( ) arcos ( ) peteca ( ) trave de equilíbrio
( ) maças ( ) corda ( ) barra fixa ( ) malabares
( ) bastões ( ) squizzy ( ) paralelas ( ) mesa de saltos

A GR é classificada como esporte individual. Nas competições, participam até três ginastas nos
exercícios individuais. Cada ginasta se apresenta com quatro exercícios diferentes (coreografias).
Cada exercício é feito com um aparelho. Como se tratam de cinco aparelhos oficiais (bola, corda,
arco, fita e maças), um não será escolhido. Cada apresentação dura de 1min 15s (um minuto e
quinze segundos) a 1min 30s (um minuto e trinta segundos).
A competição também tem exercícios em conjunto. Nesse caso, um grupo de cinco ginastas
apresenta duas coreografias diferentes, que duram de 2 min 15s a 2 min 30s. Em um dos exercícios,
as cinco ginastas se apresentam com o mesmo tipo de aparelho, por exemplo, cinco fitas para o grupo.
O outro exercício da competição é realizado sempre com dois aparelhos diferentes, por exemplo,
três cordas e duas bolas ou três fitas e duas bolas etc.


Você gostou do tema e quer se aprofundar? Apresento, a seguir, algumas dicas.
Sites
• Ginástica.com. Disponível em: .
 Apresenta informações gerais sobre a ginástica rítmica: histórico,provas, aspectos técnico-táticos, regras e eventos.

• Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). Disponível em: com.br/web/>.  Apresenta informações sobre a história e as regras da ginástica rítmica.

• 2008 Beijing Summer Olympics – NBC Sports. Disponível em: beijing.2008.cn/>. Acesso em: 22 abr. 2010. Apresenta fotos e vídeos. Site em inglês.

• Ginástica Rítmica Masculina. Disponível em: . Tem imagens e vídeos de apresentações masculinas de GR.

• COLLI, Eduardo. Universo olímpico: uma enciclopédia das olimpíadas – e-book.
Disponível em:
&q=universo%20ol%C3%ADmpico&f=false>.  Apresenta a história das Olimpíadas e traz informações gerais sobre os esportes olímpicos, desde suas características até as regras gerais. O site traz uma visão parcial da obra, com 272 páginas das 737 que a compõem.

CURIOSIDADE
Você sabia?
Que as atividades circenses também incluem manuseio de aparelhos? As pessoas que fazem essas apresentações são os malabaristas, e os objetos que utilizam podem ser malabares, bolas, argolas, chapéus, pratos, bastões com ou sem fogo ou outros objetos que demonstrem suas habilidades. Muitos fazem as apresentações no solo, outros se equilibram sobre superfícies, como bolas, bicicletas de uma roda só (monociclos) ou sobre cabos de aço.
Mas o que os malabaristas fazem não é um esporte, e sim, um espetáculo. Assim como os ginastas, os malabaristas também treinam muito. Entretanto, têm finalidades diferentes, que envolvem outras situações. 

Vejamos algumas dessas diferenças.
As(os) ginastas da GR treinam para ganhar um campeonato, que tem regras específicas como a exigência de certos tipos de movimentos; só pode ser realizada com os aparelhos que a modalidade determina; é necessário o acompanhamento musical; as roupas também devem seguir as regras; há tempo e espaços certos para as apresentações; árbitros dão uma nota. Para participar de campeonatos, é preciso fazer parte de uma representação (escola, clube, seleção de um estado ou de um país).

Já os malabaristas, profissionais de circo, são artistas. Vivem de suas apresentações e treinam para elas. Escolhem os objetos que utilizam para se apresentar; não há um tempo predeterminado; os trajes fazem parte da identidade que querem assumir (palhaço ou não); o local é um circo, um teatro ou outro espaço qualquer (que é alugado ou cedido para o espetáculo); integram um grupo composto de outros artistas.

No entanto, o que importa é que podemos aprender muito com todos eles. O desafio está em ser cada vez melhor no manuseio com os aparelhos. Quanto mais se aprimora, maior é a habilidade de manipulação e a coordenação. Isso exige muito do corpo, especialmente dos sistemas nervoso e muscular. Então, propomos vivenciar um pouco dessas habilidades nas aulas de Educação Física. Quem sabe você goste e decida treinar para ser um(a) ginasta ou um(a) artista?









FONTE: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

quinta-feira, julho 12, 2012

TUDO SOBRE SKATE ÚLTIMA PARTE

No último post sobre a modalidade  skate,  irei pontuar algumas manobras conhecidas, e tamb[em  uma sequência didática.:

Preparados?

Então vamos lá:

1- Frontside - essa manobra é realizada de frente para o destino;

2- Backside - contrário do frontside, essa manobra é realizada de costas para o destino;

3- Slide - Consiste em deslizar com o shape, atritando as rodas de modo perpendicular à rampa ou à pista;

4- Ollie - essa é boa, consiste em tirar o skate do chão por um momento, sem perder o contato do skate com seus pés;

5- Varial - consiste em girar o skate em rotação no eixo longitudinal, por baixo dos pés e para frente;

6- 180º - é uma rotação de 180º no próprio eixo longitudinal de seu corpo e o skate acompanha em seus pés;

7 -  360º - é uma rotação de 360º no próprio eixo longitudinal de seu corpo, e o skate acompanha em seus pés.

Radical, né?

Agora um pouco sobre a Aprendizagem das manobras:

Básicas : deslocamentos sem fase aérea e também sem movimentos isolados do skate;

Intermediárias : deslocamentos com fase aérea e de fakie (andar com a posição dos pés trocada depois de começar a andar na base normal) com movimentos isolados do skate.

Avançadas : deslocamentos com fase aérea e de fakie com movimentos isolados do skate e skatista e, de base trocada também.

Para finalizar a sequência didática:


O tema é Deslizando pelo concreto.
Os objetivos são: estimular diferentes maneiras de deslocar sobre o skate, aprender a frear e enfrentar os medos da queda.

Essa sequência didática é aconselhada para faixa etária de 6 a 9 anos de idade.

Os materiais  utilizados serão : shapes ou tábuas de madeira com formato de um shape; skates, bastões arredondados e colchões;

Para a realização dessa sequência é preciso um espaço de uma quadra ou uma outra área que seja plana e lisa.

Essa sequência permitirá o conhecimento das partes do skate, das formas de atrito para frear e noções de aderência, assim como planos  e ângulos. Também será possível experimentar o skate em diferentes posições corporais: deitado, sentado, em pé, com ou sem auxílio, ajustes de equilíbrio estático e dinâmicos e também as situações de queda. Importante sempre respeitar os companheiros e a aceitação dos limites individuais.

Desenvolvimento:

Vivenciar diferentes formas de deslocar-se sobre os shapes ou tábuas com bastões embaixzo para deslizar ou sem bastões; com o próprio skate; conhecer e desafiar o equipamento, andar em duplas ou trios. Com ajuda ou sem ajuda, explorar as possibilidades e observar as dificuldades

Propor jogos de estimulação para deslocamentos em diferentes ângulos ( retas, curvas, slalon nos cones, curvas com o próprio skate, entre outros). Pode-se usar os próprios alunos para servir de obstáculos e ou outros passam em volta, ou delocam-se de um aluno a outro.

A sequência não termina aqui. Para saber mais e como ela termina procure o livro PEDAGOGIA DA AVENTURA: OS esportes radicais , de aventura e de ação na escola dos PROFS.: Dimitri Wuo Pereira e Igosr Armbrust e saiba tudo sobre os esportes radicais.

Espero que tenham gostado!