quinta-feira, julho 12, 2012

TUDO SOBRE SKATE ÚLTIMA PARTE

No último post sobre a modalidade  skate,  irei pontuar algumas manobras conhecidas, e tamb[em  uma sequência didática.:

Preparados?

Então vamos lá:

1- Frontside - essa manobra é realizada de frente para o destino;

2- Backside - contrário do frontside, essa manobra é realizada de costas para o destino;

3- Slide - Consiste em deslizar com o shape, atritando as rodas de modo perpendicular à rampa ou à pista;

4- Ollie - essa é boa, consiste em tirar o skate do chão por um momento, sem perder o contato do skate com seus pés;

5- Varial - consiste em girar o skate em rotação no eixo longitudinal, por baixo dos pés e para frente;

6- 180º - é uma rotação de 180º no próprio eixo longitudinal de seu corpo e o skate acompanha em seus pés;

7 -  360º - é uma rotação de 360º no próprio eixo longitudinal de seu corpo, e o skate acompanha em seus pés.

Radical, né?

Agora um pouco sobre a Aprendizagem das manobras:

Básicas : deslocamentos sem fase aérea e também sem movimentos isolados do skate;

Intermediárias : deslocamentos com fase aérea e de fakie (andar com a posição dos pés trocada depois de começar a andar na base normal) com movimentos isolados do skate.

Avançadas : deslocamentos com fase aérea e de fakie com movimentos isolados do skate e skatista e, de base trocada também.

Para finalizar a sequência didática:


O tema é Deslizando pelo concreto.
Os objetivos são: estimular diferentes maneiras de deslocar sobre o skate, aprender a frear e enfrentar os medos da queda.

Essa sequência didática é aconselhada para faixa etária de 6 a 9 anos de idade.

Os materiais  utilizados serão : shapes ou tábuas de madeira com formato de um shape; skates, bastões arredondados e colchões;

Para a realização dessa sequência é preciso um espaço de uma quadra ou uma outra área que seja plana e lisa.

Essa sequência permitirá o conhecimento das partes do skate, das formas de atrito para frear e noções de aderência, assim como planos  e ângulos. Também será possível experimentar o skate em diferentes posições corporais: deitado, sentado, em pé, com ou sem auxílio, ajustes de equilíbrio estático e dinâmicos e também as situações de queda. Importante sempre respeitar os companheiros e a aceitação dos limites individuais.

Desenvolvimento:

Vivenciar diferentes formas de deslocar-se sobre os shapes ou tábuas com bastões embaixzo para deslizar ou sem bastões; com o próprio skate; conhecer e desafiar o equipamento, andar em duplas ou trios. Com ajuda ou sem ajuda, explorar as possibilidades e observar as dificuldades

Propor jogos de estimulação para deslocamentos em diferentes ângulos ( retas, curvas, slalon nos cones, curvas com o próprio skate, entre outros). Pode-se usar os próprios alunos para servir de obstáculos e ou outros passam em volta, ou delocam-se de um aluno a outro.

A sequência não termina aqui. Para saber mais e como ela termina procure o livro PEDAGOGIA DA AVENTURA: OS esportes radicais , de aventura e de ação na escola dos PROFS.: Dimitri Wuo Pereira e Igosr Armbrust e saiba tudo sobre os esportes radicais.

Espero que tenham gostado!






Nenhum comentário: