No último post sobre a modalidade skate, irei pontuar algumas manobras conhecidas, e tamb[em uma sequência didática.:
Preparados?
Então vamos lá:
1- Frontside - essa manobra é realizada de frente para o destino;
2- Backside - contrário do frontside, essa manobra é realizada de costas para o destino;
3- Slide - Consiste em deslizar com o shape, atritando as rodas de modo perpendicular à rampa ou à pista;
4- Ollie - essa é boa, consiste em tirar o skate do chão por um momento, sem perder o contato do skate com seus pés;
5- Varial - consiste em girar o skate em rotação no eixo longitudinal, por baixo dos pés e para frente;
6- 180º - é uma rotação de 180º no próprio eixo longitudinal de seu corpo e o skate acompanha em seus pés;
7 - 360º - é uma rotação de 360º no próprio eixo longitudinal de seu corpo, e o skate acompanha em seus pés.
Radical, né?
Agora um pouco sobre a Aprendizagem das manobras:
Básicas : deslocamentos sem fase aérea e também sem movimentos isolados do skate;
Intermediárias : deslocamentos com fase aérea e de fakie (andar com a posição dos pés trocada depois de começar a andar na base normal) com movimentos isolados do skate.
Avançadas : deslocamentos com fase aérea e de fakie com movimentos isolados do skate e skatista e, de base trocada também.
Para finalizar a sequência didática:
O tema é Deslizando pelo concreto.
Os objetivos são: estimular diferentes maneiras de deslocar sobre o skate, aprender a frear e enfrentar os medos da queda.
Essa sequência didática é aconselhada para faixa etária de 6 a 9 anos de idade.
Os materiais utilizados serão : shapes ou tábuas de madeira com formato de um shape; skates, bastões arredondados e colchões;
Para a realização dessa sequência é preciso um espaço de uma quadra ou uma outra área que seja plana e lisa.
Essa sequência permitirá o conhecimento das partes do skate, das formas de atrito para frear e noções de aderência, assim como planos e ângulos. Também será possível experimentar o skate em diferentes posições corporais: deitado, sentado, em pé, com ou sem auxílio, ajustes de equilíbrio estático e dinâmicos e também as situações de queda. Importante sempre respeitar os companheiros e a aceitação dos limites individuais.
Desenvolvimento:
Vivenciar diferentes formas de deslocar-se sobre os shapes ou tábuas com bastões embaixzo para deslizar ou sem bastões; com o próprio skate; conhecer e desafiar o equipamento, andar em duplas ou trios. Com ajuda ou sem ajuda, explorar as possibilidades e observar as dificuldades
Propor jogos de estimulação para deslocamentos em diferentes ângulos ( retas, curvas, slalon nos cones, curvas com o próprio skate, entre outros). Pode-se usar os próprios alunos para servir de obstáculos e ou outros passam em volta, ou delocam-se de um aluno a outro.
A sequência não termina aqui. Para saber mais e como ela termina procure o livro PEDAGOGIA DA AVENTURA: OS esportes radicais , de aventura e de ação na escola dos PROFS.: Dimitri Wuo Pereira e Igosr Armbrust e saiba tudo sobre os esportes radicais.
Espero que tenham gostado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário