
– Montamos uma equipe multidisciplinar incluindo psicólogo, professor de música e ritmo e professora de dança artística. Com a estrutura de profissionais fizemos audições para formarmos outras duplas de bailarinos cadeirantes e andantes – conta Anete Cardoso Cruz – A ideia era dar oportunidade de estudo e prática da dança, principalmente para as pessoas com deficiência física.

Atualmente, o grupo conta com seis dançarinos-atletas, além do corpo técnico, que reúne profissionais efetivos e convidados. Por meio de parcerias com faculdades de psicologia, educação física, teatro, entre outras – que sempre procuram a companhia para desenvolver trabalhos e monografias – a Cia. Rodas no Salão consegue trazer para seus membros alguns cursos e aulas de profissionais especializados em diversas áreas.
No mês passado a companhia levou as duplas Marcelo & Edy e Cabral & Anete para competir no Aberto e na Copa Mundial de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas na cidade de Cuijk, na Holanda, conquistando o 3º lugar na categoria iniciante do Aberto e o 11º lugar na categoria avançada da Copa Mundial.

– Portugal não tem tradição na modalidade, por isso, fomos convidados para apresentar à plateia portuguesa o trabalho de dança esportiva em cadeira de rodas desenvolvido no Brasil e, em especial, na Bahia – explica.
E os convites não param de chegar. Este ano, o grupo já recebeu dois convites internacionais para estrear o novo espetáculo artístico que ainda está sendo montado.
Segundo Anete, para iniciar na prática da atividade não é necessário ter experiência em dança, mas a rotina dos competidores envolve atividades de condicionamento físico, como musculação, ginástica artística, dança e hidroginástica – que são elaboradas de acordo com o tipo de corpo e deficiência – além de treinos, geralmente, diários. Também são necessários equipamentos diferenciados: para cada modalidade de dança há uma cadeira de rodas específica, podendo ser mais leve ou mais cambada, entre outras especificidades. Nas competições, os critérios de avaliação passam por ritmo e execução de movimentos técnicos, que incluem itens, como trabalho de corpo, rodas, conexão entre os dançarinos e condução.

fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário