terça-feira, agosto 14, 2012

Jogos Olímpicos Curiosidades Parte 1

Você sabia que a maratona surgiu nos Jogos de Atenas (1986), por sugestão do linguísta francês Marcel Bréal ? Ele queria homenagear Feldípedes, o soldado grego que, segundo a lenda, correu até Atenas para levar a notícia da vitória do exército grego sobre os persas na batalha de Maratona, em 490 a.c. e morreu depois de dizer " Vencemos". A primeira maratona olímpica teve 40 km. A distância atual 42.195 km, seria adotada pela primeira vez em Londres 1908.

ATENAS 1986 - Os I Jogos Olímpicos da Era Moderna

  • O Grego Spyridon Belokas terminou a maratona em terceiro lugar, mas acabou desclassificado por realizar parte do trajeto a bordo de uma charrete. A denúncia partiu do quarto colocado, o húngaro Gyula Kellner.

  • A primeira demonstração de espírito olímpico aconteceu no ciclismo. Durante os 100 km de estrada, apenas Léon Flameng (França) e Georgios Kolletis (Grécia) continuavam com chances de terminar a prova. Porém, durante a disputa, a bicicleta de Kolletis quebrou.  Vendo que o grego teria de ficar algum tempo consertando seu equipamento, Flameng, então líder, parou de pedalar e aguardou seu adversário voltar à competição.
                                                                                                           
Poster oficial das Olimpíadas


Participaram desta Edição dos Jogos Olímpicos:
  • 241 atletas
  • 14 países, NENHUMA mulher.

  • NENHUMA prova de ESPORTES COLETIVOS foi disputada nos jogos de Atenas. O críquete era o único que fazia parte dos planos da organização, mas acabou ficando de fora devido às poucas inscrições!!
  • O REMO e a VELA, também acabaram cancelados. O motivo, dessa vez, foi outro: as fortes chuvas.


Referência Bibliográfica
FREITAS,A.; BARRETO,M. , Almanaque Olímpico Sportv, Casa da Palavra, 2008.
Comitê Olímpico Brasileiro.

Nenhum comentário: