“O esporte que conhecemos hoje é fruto de profundas
transformações sociais ocorridas com o advento da chamada Revolução Industrial
na Europa dos séculos XVIII e XIX, com origens, sobretudo, inglesas.” (BETTI,
2004, p.17)
Para entender o processo histórico em que surgiu o
esporte, tão apreciado pela sociedade contemporânea, é necessário compreender algumas
das transformações sociais que ocorreram naquele contexto.
Entre os séculos XVI e XVIII, a sociedade européia
era organizada em estamentos, ou seja, a posição dos sujeitos na hierarquia
social era definida pelo seu nascimento. As pessoas que descendiam da nobreza
tinham direitos e privilégios sociais muito maiores que o povo.
Mesmo a burguesia, grupo social que se desenvolveu
aos poucos, ao longo daquele período até conquistar o poder econômico, não
gozava dos mesmos direitos que os
nobres.
Essa situação passou a ser questionada mais
intensamente, no século XVIII, pelos filósofos franceses do movimento
iluminista. Estes filósofos opunham-se ao poder absolutista do rei, à
intervenção deste na economia, aos privilégios do clero e da nobreza e
defendiam a igualdade jurídica, a separação dos poderes e a liberdade
econômica. As idéias desses pensadores influenciaram as revoluções que levaram
a burguesia a conquistar o poder político, como a Revolução Francesa, ao final
do século XVIII, e a organização política contemporânea. Veja o que Jean-Jacques Rousseau pensava a respeito
da desigualdade entre os homens: A burguesia, classe que passou a ter forte
influência sobre as demais, utilizava-se da prática esportiva como forma de
normatizar e disciplinar seus próprios filhos, a fim de prepará-los para saber
controlar as tensões sociais. Ao mesmo tempo em que essa classe
social buscava conquistar o poder
político, consolidava-se seu poder econômico por meio da Revolução Industrial.
No século XIX, com as reivindicações da classe
operária para redução das jornadas de trabalho, os trabalhadores obtiveram
acesso a um tempo destinado ao lazer. Mas o que fazer nas horas vagas? Junto a
isso, intensificou-se o processo de urbanização que criava espaços públicos.
Mas como utilizar esses espaços de forma correta?
A classe trabalhadora conquistou, após inúmeros
enfrentamentos, a redução da jornada de
trabalho e alguns direitos como o sufrágio universal. Estas conquistas
preocuparam a burguesia em relação à forma como os trabalhadores poderiam aproveitar o
tempo de folga. Isso seria uma poderosa arma a ser utilizada contra ela mesma
(burguesia), uma vez que com esse tempo de folga e com os espaços públicos
disponíveis para os momentos de lazer, seria fácil a criação de movimentos
sociais contra a classe dirigente.
Nesse sentido, surgiu a importância de incentivar a
classe trabalhadora a aderir à prática esportiva, como forma de ocupação do
tempo livre, diminuindo as possibilidades de tensões sociais. “No entanto, o significado dessa prática para essas classes
sociais era outro, o corpo foi o meio, caracterizando-se uma prática mais
viril” (RODRIGUES, 2004).
Dentro dessa perspectiva, o esporte assumiu
diferentes papéis e um deles foi de
elemento de socialização (para a elite), tendendo a uma prática amadora. Já para
a classe trabalhadora, o esporte era praticado de uma forma mais combativa,
aproximando-se do que viria a ser, mais tarde, o esporte “profissional”.
Você
está entendendo como o esporte originou-se?
fonte: Livro didático público Educação Física / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006. –248 p.
ISBN: 85-85380-32-2
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