sábado, março 24, 2012

Sólido alicerce para voar


Não há como pensar em transformação, renovação e liberdade sem que esteja implícita a necessidade de mudança.

Desde que nascemos até o final de nossas vidas, nossa estrutura fisiológica segue mudando a cada segundo. Seguindo esse exemplo que se processa no âmbito corporal, nossas emoções, percepções, intelecto e ações também precisam seguir esse natural mote de transformação.


Se um membro físico não é utilizado ele enfraquece. Da mesma maneira, uma emoção não gerenciada termina por inibir o potencial interno. 
O cérebro atrofia se não for estimulado. Até mesmo a água, se ficar parada, apodrece.



Por mais assustador que possa ser sair de uma área de conforto e enfrentar novos desafios, internos e externos, nada pode ser pior do que estagnar, ficar inerte, paralisado pelo medo ou, pior ainda, por preguiça, em um conformismo pernicioso. 

Mudar dá trabalho, exige esforço e é preciso querer.



A mudança cobra reflexão sobre o que somos e sobre o que queremos ser, o que realizamos em nossa vida até então e até onde pretendemos chegar, como estão os relacionamentos que construímos e como gostaríamos que estivessem. Requer cautela para planejar e estruturar as ações. Mais do que tudo, implica em muita predisposição e humildade para aprender.


A ética como alicerce para qualquer mudança sustentável


Quando pensamos em edificar qualquer construção, sabemos que é o alicerce que torna a obra sólida. O mais imponente edifício corre grandes riscos de desabar se estiver assentado numa base vulnerável. Na fronteira entre o eu e os outros pulsa o desejo de ser plenamente humano. É justamente nesse liame onde estão encerradas as maiores responsabilidades, e também, as melhores possibilidades de realização pessoal.



Nesse contexto, a atitude ética e responsável liberta e fomenta mudanças profundas. Sustentados por esse alicerce, conquistamos o poder interno necessário para alçar voo em direção de nossos sonhos.


Fácil e prazeroso


Muitas vezes as pessoas se perdem em verdadeiros círculos viciosos e não sabem como iniciar um processo de renovação na própria vida. Uma boa sugestão é olhar para a ferramenta mais básica que dispomos para fazer uma boa travessia na vida: o nosso corpo.



Se estivermos atentos à nossa necessidade de mudança, algumas práticas bem simples podem ser definitivas para que você descubra que isso pode ser bem mais fácil do que parece, e também muito prazeroso. Aproveite.



Dicas:

  1. Desenvolva suas habilidades através da boa alimentação, prática de exercícios físicos ou atividade física e boa cabeça
  2. Assuma a responsabilidade por suas escolhas, palavras e ações; é a única forma de conquistar autoconfiança que lhe traga prazer
  3. Construa hábitos alinhados aos seus objetivos. Eles se tornarão grandes facilitadores para você convergir ações em resultados
  4. Desenvolva estabilidade emocional e proatividade, torne-se responsável pelo seu próprio destino
  5. Seja solidário e generoso, agregando sempre respeito e carinho em todas as relações humanas
fonte: taxicultura

Nenhum comentário: