terça-feira, fevereiro 21, 2012

BASQUETEBOL E AS ESTRELAS DO NBA


ORIGENS
“A necessidade aguça o engenho”, foi essencialmente o que se passou com o basquetebol.
Em 1891, o professor de educação física James Naismith, em Massachusetts, EUA, recebeu uma tarefa, a de criar um desporto que os alunos pudessem praticar em local fechado, pois o Inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática do Basebol e do Futebol Americano.
Naismith descartou logo um jogo que utilizasse os pés ou com muito contato físico, pois podia-se tornar muito violento devido às características de um ginásio, local fechado e com chão de madeira.
Logo escreveu as 13 regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou adequada: a 3,05 metros, altura que se mantém até hoje.
A FIBA
A Federação Internacional de Basquetebol, mais conhecida pela sigla FIBA, é uma associação que organiza e regula o desporto a nível mundial. A FIBA também definiu as leis internacionais do basquetebol, quer especificando equipamentos, quer fiscalizando a transferência de atletas entre países, controlando ainda os árbitros a nível mundial.

Conta com 213 associações nacionais federadas, desde 1989, e está organizada em cinco zonas continentais: FIBA África, FIBA Américas, FIBA Ásia, FIBA Europa e FIBA Oceânia.
A NBA
Foi criada em 1946 sob o nome de BAA (Basketball Association of America). Em 1949, fundiu-se com a NBL (National Basketball League) e foi então renomeada NBA. É o campeonato mais competitivo do mundo e onde “habitam” os melhores jogadores do mundo.
Sabia que no início da NBA só podiam jogar jogadores de raça branca, ou seja, caucasianos? Só em 1950, pela primeira vez, os New York Knicks contrataram aos Harlem Globetrotters, o primeiro jogador negro da história da NBA, Nathaniel "Sweetwater" Clifton.

A NBA comanda, soberanamente, os rumos do rico basquete americano. O campeonato é transmitido para 42 países e atrai grandes jogadores de diversas nações, como o espanhol Pau Gasol, o chinês Yao Ming, o alemão Dirk Nowitzki, o canadiano Steve Nash, o brasileiro Leandrinho Barbosa e o argentino Manu Ginobili.
O maior resultado de um jogo de sempre da NBA foi Detroit 186 X 184 Denver, em 1983.

AS ESTRELAS
Sem elas a NBA não seria o que é hoje e perderia o brilho para iluminar o futuro. Ficam aqui os grandes nomes do basquetebol mundial, curiosamente, jogadores e ex-jogadores da NBA.

Wilt Chamberlain (21 de Agosto de 1936 - 12 de Outubro de 1999)
É lembrado como um dos maiores jogadores de basquetebol de todos os tempos, mesmo só ganhando dois títulos da NBA.

Ele atuou em catorze temporadas (1959 a 1973) e vestiu quatro camisas diferentes: Philadelphia Warriors, San Francisco Warriors, Philadelphia 76ers e Los Angeles Lakers. Foi campeão duas vezes: 1966-67 (Philadelphia 76ers) e 1971-72 (Los Angeles Lakers).

Ele estabeleceu uma série de recordes na NBA: pontos (31419). Wilt alcançou a marca de 50,4 pontos por jogo em uma única temporada (1961-62).

Foi o primeiro e único jogador a marcar 100 pontos numa única partida da NBA. O feito aconteceu na vitória de 169 a 147 contra o New York Knicks, em 1962. Por quatro vezes, Wilt foi eleito o melhor jogador da NBA. Em sua última temporada, ele recebia 450 mil dólares de salário por ano.

Kareem Abdul-Jabbar
Foi um dos jogadores mais extraordinários da história do basquete americano. Atuou na NBA por quase vinte anos. Estreou na temporada de 1969-1970, no Milwaukee Bucks, e terminou a carreira em 1989 nos Los Angeles Lakers. Nesse período, bateu uma série de recordes.

Uma das marcas registradas de Kareem eram os óculos de acrílico que usava.

Foi seis vezes campeão da NBA e seis vezes vencedor do prémio de melhor jogador (MVP). Entre 1969 e 1975, jogou no Milwaukee Bucks, passando depois para o Los Angeles Lakers. Desenvolveu um lançamento cujo bloqueio é praticamente impossível, o chamado sky hook (“gancho do céu”).

Outros feitos: Faz parte do Hall da Fama do basquetebol; Possui o maior número de pontos da história da NBA, com 38387 pontos; È o maior bloqueador da história da NBA, com 3189 blocos; É ainda o 2º jogador com maior número de partidas na NBA, com 1560 aparições.

Larry Bird
Jogador completo, com um lançamento de três pontos quase infalível, grande habilidade com as mãos, passes incríveis e agilidade para roubar a bola, foi o ator principal durante os anos da grande dinastia do Boston Celtics nos seus anos dourados. Bird colecionou 3 títulos da NBA.

É ainda visto por alguns como o melhor jogador de todos os tempos, foi protagonista de alguns dos jogos mais incríveis da NBA, lutando com garra até o último instante em todos os jogos. Posteriormente, tornou-se técnico da NBA, também atingindo grande sucesso e fama nessa função.

Magic Johnson
Um dos maiores jogadores da história da NBA jogou no Los Angeles Lakers durante toda sua carreira (1983-1994), tendo vencido 5 campeonatos.

Magic devido às suas mirabolantes assistências fez parte do Dream Team na olimpíada de Barcelona em 1992, e ficou conhecido mundialmente por ser portador do vírus HIV.

Dono de algumas das jogadas mais belas da história da NBA, Magic Johnson tinha uma visão de jogo espetacular, possibilitando-o de assistir os seus companheiros melhor do que ninguém.

Magic Johnson faz parte do Hall of Fame do basquetebol.

Michael Jordan
Considerado pela maioria dos especialistas como o melhor jogador de basquetebol de todos os tempos e por muitos como o mais importante atleta de sempre.

Os seus fãs vêem em Jordan uma combinação singular de graça, velocidade, força, talento artístico, habilidade e um forte desejo de competição. Não há dúvidas de que Jordan redefiniu o conceito de "superstar" da NBA.

Foi eleito o MVP (melhor jogador da temporada da NBA) por cinco vezes, fato somente superado por Kareem Abdul Jabbar e MVP das finais por 6 vezes, fato único na história da liga. A sua pontuação máxima num único jogo foi de 69 pontos, contra o Cleveland Cavaliers.

Um dos seus recordes mais marcantes e uma das provas de sua superioridade no basquetebol é a sua média de pontos durante toda a carreira: 30,1 pontos em quinze temporadas.

É muito conhecido pelas suas entradas para o cesto. Alguns comentadores desportivos afirmavam que ele controlava a gravidade e andava no ar, por isso recebeu o apelido de "Air Jordan".

Outros títulos: Campeão da NBA – Chicago Bulls – 1991, 1992, 1993, 1996, 1997 e 1998; Eleito novato do ano na NBA – 1985; Recorde de pontos consecutivos na NBA - 22 pontos contra o Atlanta Hawks; Eleito MVP da NBA – 1988, 1991, 1992, 1996 e 1998; Maior número de desarmes – 1988, 1990 e 1993; Maior número de pontos em uma única partida de playoffs – 69 pontos contra o Cleveland Cavaliers; Eleito um dos 50 maiores jogadores da história da NBA; Maior concretizador do Chicago Bulls – 29.277 pontos;

Shaquille O'Neal
Com 2,17 m de altura e 142 Kg, é um dos grandes nomes da NBA e consta na lista dos 50 maiores jogadores da liga em todos os tempos. Porém, foi nos LA Lakers que conquistou o maior brilho, ao conquistar 3 anéis de campeão da NBA e sendo nesses 3 campeonatos o MVP das finais.

Nos L.A Lakers também chegou a ser considerado MVP da regular season, onde as equipas disputam 82 jogos.

Seu recorde de pontos num só jogo foi estabelecido no seu dia de aniversário em 1999, num jogo que opunha Lakers e Clippers. Marcou 61 pontos, tornando-se um dos poucos jogadores a atingir tal marca.

Em 2006, pelos Miami Heat conquistou mais um título da NBA. É seguramente o jogador mais carismático da história da liga. Protagonizou também diversos filmes de ação/comédia.

Tim Duncan
Atuando na posição de ala pela equipa do San Antonio Spurs. É considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos, pela sua incrível capacidade em executar todas as jogadas de forma simples e eficiente, atingindo resultados impressionantes tanto no ataque como na defesa.

Ele conduziu os Spurs a quatro títulos da NBA em 1999, 2003, 2005 e 2007.


Brasileiros na NBA

A NBA é uma liga extremamente internacional. O Brasil é um dos países que tem talentos de destaque dentro da liga. Então, conheça os jogadores brasileiros que estão atualmente jogando na NBA, incluindo Nenê, Leandro Barbosa, Tiago Splitter e Anderson Varejão.



JogadorLeandrinho Barbosa
Equipe: Toronto Raptors
Posição: Armador
Data de Nascimento: 28-11-1982
Altura: 1,91 mts. / 6-3 pés
Peso: 79,8 kg. / 176 lbs.
País de Origem: Brasil

O brasileiro Leandrinho Barbosa foi escolhido pelo Phoenix Suns no Draft da NBA de 2003. Sua velocidade e o excelente desempenho na Liga Nacional de seu país chamaram a atenção dos olheiros norte-americanos.



JogadorNenê
Equipe: Denver Nuggets
Posição: Ala/pivô
Data de Nascimento: 13-09-1982
Altura: 2,11 mts. / 6-11 pés
Peso: 117,9 kg. / 260 lbs.
País de Origem: Brasil
Selecionado pelo New York Knicks na sétima posição do Draft da NBA de 2002, Nenê, logo foi trocado para atuar no Denver Nuggets. Lá, vem fazendo história como um importante jogador da franquia.



JogadorTiago Splitter
Equipe: San Antonio Spurs
Posição: Ala/pivô
Data de Nascimento: 01-01-1985
Altura: 2,11 mts. / 6-11 pés
Peso: 108,9 kg. / 240 lbs.
País de Origem: Brasil
Tiago Splitter é o novo queridinho do basquete brasileiro. Na última temporada da ACB (Liga Espanhola), a mais importante da Europa, o pivô foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) e ajudou o Caja Laboral a conquistar o título da competição. Com um excelente desempenho no Velho Continente, Splitter chegou à NBA para ser uma das salvações do San Antonio Spurs no próximo campeonato.



JogadorAnderson Varejão
Equipe: Cleveland Cavaliers
Posição: Ala/Pivô
Data de Nascimento: 28-9-1982
Altura: 2.08 mts. / 6-10 pés
Peso: 104.3 kg. / 230 lbs.
País de Origem: Brasil

Após ser destaque no Barcelona (ESP), Anderson Varejão foi escolhido no Draft da NBA, em 2004, pelo Orlando Magic. Antes do início da temporada, o pivô foi negociado com o Cleveland Cavaliers.



Nenhum comentário: