O professor necessita ser considerado um profissional pesquisador sim! Mais do que qualquer outra profissão a educação exige um trabalho de pesquisa constante e ininterrupto, o tipo de trabalho que não termina nunca.
Sem a pesquisa o
trabalho docente fica seriamente comprometido, haja vista que é através da
pesquisa que encontramos o caminho promissor para criar uma nova postura frente
ao grande desafio da busca pelo conhecimento.
O professor que
adota uma postura critica frente aos conteúdos que pretende trabalhar com seus
alunos está articulando seu currículo a favor da aprendizagem e não
restringindo seu trabalho ao mero repasse de informações.
Durante muito tempo
e, infelizmente ainda hoje, muitos professores acabam por assumir uma postura
neutra em relação ao conteúdo a ser estudado com seus alunos, o que por sua
vez, acaba sendo responsável pelo desinteresse dos alunos em estudar
determinado assunto.
Tudo na vida precisa
fazer sentido, quando não encontramos sentido no que estamos fazendo, automaticamente
perdemos o interesse e ficamos desmotivados. Do mesmo modo alunos e professores
precisam encontrar sentido no que fazem.
O planejamento
docente pautado numa base curricular inteligente e flexível serve de aliado ao
professor na hora de elaborar seu trabalho. A pesquisa é, portanto, o caminho
através do qual o professor irá percorrer a investigação, a argumentação, a
dúvida, o questionamento e, conseqüentemente, o lugar onde ele encontrará
importantes respostas.
Pesquisar significa,
portanto, a aliança entre o professor e a sua prática pedagógica. Cabe ao
professor o comprometimento com seu papel, despindo-se da postura autoritária e
detentora do conhecimento e trabalhando com os alunos como uma equipe,
companheiros de trabalho em busca do conhecimento.
A realização de
pesquisas encontra nos espaços pedagógicos o ambiente perfeito para sua
realização, haja vista que o espaço pedagógico reúne alunos e professores na
busca pelo saber.
Cerqueira (2006)
reflete o ambiente escolar definindo-o como sendo “ (...) um lugar
privilegiado, nela se encontram professores e alunos que participam de
ambientes sociais diversificados que necessitam estabelecer uma
convivência.”
O professor em
parceria com seus alunos pode criar um espaço altamente producente na elaboração
de projetos e de pesquisa. Abordando questões pertinentes ao contexto da turma,
investigando “com os alunos” temas de interesse, levantando problemas e
questionamentos a serem resolvidos.
Este tipo trabalho
instiga a curiosidade e o interesse do aluno, a partir do momento, que o aluno
encontra sentido no processo educativo, ele passa a interagir e participar
efetivamente das aulas.
Desenvolver projetos
com os alunos torna-se uma prática indispensável na educação, frente aos
avanços da tecnologia, ao dinamismo oferecido pela internet, a rapidez e
instantaneidade das informações, o professor necessita otimizar seu trabalho em
sala de aula.
O planejamento deve
ser uma prática constante nas atividades do professor, pois através do
planejamento é possível estabelecer de maneira mais precisa e consciente os
objetivos a serem atingidos, lembrando que não há pesquisa nem projeto se não
haver planejamento. Planejar deve ser, portanto, a linha mestra das ações
metodológicas desenvolvidas pelo professor na sua prática pedagógica.
Fonte:www.overmundo.com.br
PSIC - Revista de
Psicologia da Vetor Editora, v. 7, nº 1, p. 32- 34, Jan./Jun. 2006
Um comentário:
Oi Lydia. Adorei seu blog e gostaria de segui-lo, mas não tem este gadget, marquei nos favoritos então. Também sou professora e moro em São Paulo, e também faço parte do Blogs Educativos. Conheça meu blog (http://vivendociencias.blogspot.com), gostaria da sua opinião. Abraços e Bom Ano Novo!
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